Ossos de criança encontrados em navio chegam hoje a Macapá

Crânio e ossos foram encontrados ontem no navio que está atracado em Santarém desde o dia 10, depois de ter passado por pericia no Amapá. Foto: Maksuel Martins
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Se as condições meteorológicas permitirem, um avião do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará (Graesp) trará para Macapá ainda hoje (17) os restos mortais da criança encontrados ontem (16) dentro do navio Anna Karoline III, que está atracado em Santarém (PA).

O navio naufragou no sul do Amapá no dia 29 de fevereiro matando oficialmente 36 pessoas. O pedido de translado do 37º corpo ao governo do Pará foi feito pelo secretário de Segurança Pública do Amapá, coronel Carlos Souza.

O avião do Graesp ficou de pousar em Macapá por volta das 10h para buscar um dos cinco corpos encontrados no navio logo após a reflutuação. O corpo será levado para Santarém, onde a equipe receberá os restos mortais da criança.

A previsão é de que o avião retorne a Macapá entre 12h e 13h de hoje, já trazendo a criança para ser identificada na Polícia Técnico-Científica (Politec).

O secretário Carlos Souza não quis arriscar um palpite sobre a identidade da vítima.

“Nas nossas contas temos a narrativa de um pessoal que pulou do navio e a criança sumiu, e tem a narrativa de um senhor que a todo momento falou dessa criança, mas nunca falou em camarote. Sempre falou que a menina estava em área aberta (onde ficavam as redes)”, comentou.

Crânio tem a dimensão que indica ser de uma criança

Ontem, fiscais da Vigilância Sanitária de Santarém e funcionários da empresa proprietária do navio chamaram a Polícia Civil e a PM depois de encontrar um crânio, ossos e tecidos dentro do camarote da tripulação. Policiais de Santarém chegaram a informar para a imprensa paraense que os restos podem ser de uma menina de sete anos. 

“Tem que esperar chegar e identificar. Falar que é a criança abre uma enorme esperança enorme na família e de repente pode não ser ela”, ponderou.

Vistoria

O secretário disse haverá um posicionamento do Corpo de Bombeiros e da Polícia Técnica que fizeram a vistoria e perícia no navio após a reflutuação, no dia 30 de março.

Coronel Carlos Souza, secretário de Segurança Pública do Amapá: falar que é a menina abriria uma esperança enorme, e pode ser não ser ela. Foto: Rodrigo Índio

Comandante do CBM/AP, coronel Wagner Coelho: situação complexa

Após várias varreduras, apenas cinco corpos foram localizados e o navio foi liberado para ser rebocado até Santarém, onde está desde o dia 10. A descoberta dos restos mortais da criança surpreendeu a todos. 

“A gente está aguardando a informação (da Polícia do Pará) para gente poder indagar aqui. Os Bombeiros devem se posicionar a respeito. Você sabe que eu não tenho essa postura de esconder nada”, disse o secretário.

Procurado pelo Portal SelesNafes.Com, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Wagner Coelho, também disse que aguarda mais informações da Polícia Civil e da Polícia Técnica do Pará.

“Estamos aguardando nossos irmãos de farda de Santarém falarem com a delegada do caso para saber em que circunstâncias e como os restos mortais foram encontrados. É uma questão muito complexa. Só depois dessas informações e da identificação do corpo é que poderemos nos posicionar”, adiantou o comandante.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!