Por RODRIGO ÍNDIO
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem molestando dois cães no pátio de uma casa. O crime teria ocorrido esta semana, no bairro Zerão, na zona sul de Macapá.
Nas imagens, o infrator de 23 anos, que não teve nome revelado pela polícia, chega próximo aos dois animais que estão deitados e dormindo. Ele aparentemente os chama pelos nomes, aproxima-se, agacha-se e começa o abuso.
Ele reveza as mãos nas partes íntimas dos cães e olha para o lado para ver se não estava sendo observado por alguma testemunha – esqueceu-se do equipamento de segurança. Após o ato, ele olha para sua mão tentando observar se não ficou nenhum vestígio. Veja:
O vereador de Macapá, Victor Hugo, que dirige uma ONG de direitos dos animais, soube do caso e denunciou à polícia. O rapaz acusado foi detido nesta sexta-feira (10) por populares do bairro. Em seguida, foi preso por uma guarnição da PM.
Após a prisão, o suspeito foi encaminhado à Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema). Ele deve ser ouvido na segunda-feira (13).
De acordo com a titular da Dema, delegada Lívia Pontes, não é muito comum a prática desse tipo de crime no Estado.
Estuprar animais é considerado crime conforme o Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98). A chamada zoofilia, que muitas vezes machuca o animal, pode render a detenção por três meses a um ano, além de multa.