Vizinhos fazem campanha para ajudar famílias vítimas de incêndio

Vítimas e liderança comunitária. Incêndio ocorreu por volta das 20h na última quinta-feira (26) em uma área de ponte da Rua Eurico dos Santos Barbosa, no bairro do Zerão, zona sul de Macapá.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Vizinhos de três famílias que perderam todos os bens em um incêndio se mobilizam para ajudar as vítimas a reerguerem as residências e recuperar seus móveis e demais utensílios que o fogo consumiu.

O incêndio ocorreu por volta das 20h na última quinta-feira (26) em uma área de ponte da Rua Eurico dos Santos Barbosa, no bairro do Zerão, zona sul de Macapá.  A solidariedade na hora de ajudar a apagar o fogo mobilizou a vizinhança e, após passado o susto e a verificação de que houve apenas danos materiais, a solidariedade continuou.

Incêndio destruiu tudo das famílias rapidamente. Fotos: MAPC/SN

Hoje as três famílias estão hospedadas nas casas de vizinhos, parentes e amigos. Quando a noite chega, elas vão se distribuindo entre as casas. Ao todo, moravam oito pessoas entre as três casas do tipo conjugado, dividida entre irmãs, irmão, seus cônjuges e filhos.

Poliana Elen Marques Sabóia (foto de capa), moradora da casa em que o incêndio começou, relembra dos momentos de aflição.

Em pouco tempo, móveis, eletrodomésticos…

roupas e outros pertences foram destruídos pelo fogo

“Foi um curto circuito e aí o fogo começou na minha casa. Em 10 minutos já tinha fogo muito alto, quase pega fogo na casa da minha vizinha do lado, mas os vizinhos não deixaram, assim como do outro lado. Era muita gente. São três famílias e não temos outra casa, e nem condições de reconstruirmos sozinhos, por isso ficamos felizes com o apoio dos vizinhos”, contou a autônoma de 28 anos.

Necessidades

A maior necessidade estrutural das famílias é com materiais de construção, primeiramente, mas também móveis e eletro, como fogões e geladeiras. No básico, eles perderam as roupas e todos os utensílios e também precisam de alimentos.

Vizinhança

A vizinhança que demonstrou união na hora de apagarem o fogo não deixou os irmãos na mão após o incêndio.

Munjoca: “Nós estamos correndo atrás para ajudar”

“Nós estamos correndo atrás para ajudar. Ontem fizemos um apelo para a secretaria de ação social da prefeitura [de Macapá] para amparar essas famílias e também estamos usando a internet para conseguir toda a ajuda possível, é o mínimo que podemos fazer em hora difícil como essa”, declarou José Elenildo, o Munjoca, liderança comunitária local.

Para entregar qualquer tipo de donativo, a casa onde a família está sendo abrigada é na mesma rua das casas que pegaram fogo. O contato telefônico pode ser feito para através do número (96) 99136-9828 (whatsapp).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!