1ª manhã de lockdown tem mais de 60 multas em Macapá

Condutores em veículos com o final de placas pares em dia ímpar foram multados por descumprir o decreto e estar circulando sem justificativa plausível.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Passou a valer nesta terça-feira (19) o decreto que determinou o sistema de lockdown (restrição de circulação) em todos os 16 municípios do Amapá. A medida visa combater o avanço exponencial dos casos do novo coronavírus.

Em Macapá, epicentro da doença no estado, também entrou em vigor o sistema de rodízio de placas, com penalidades previstas no artigo 187 do CTB. Durante a manhã mais de 60 condutores em veículos com o final de placas pares em dia ímpar foram multados por descumprir o decreto e estar circulando sem motivo plausível.

Durante a manhã mais de 60 condutores em veículos com o final de placas pares em dia ímpar foram multados…

…por descumprir o decreto e estar circulando sem justificativa plausível. Fotos: Rodrigo Índio/SN

A notificação, de R$ 130,16, é feita online através de talonário eletrônico para o agente não ter contato com o condutor e evitar contaminação entre ambos.

Ao ser abordado o condutor apresenta sua justificativa, caso seja sem fundamento, a placa do veículo é fotografada. O registro cai diretamente na Sistema Nacional de Trânsito para que se possa cobrar a notificação e descontar 4 pontos na CNH do condutor.

Bombeiros e policiais também estavam nas barreiras

O diretor de Trânsito da CTMac, Manoel Filho, falou sobre ação que ocorreu inicialmente nas proximidades da feira do produtor, no bairro Buritizal – comunidade com maior índice de infecção na capital – que há poucos dias tinha uma intensa movimentação.

O professor Marlúcio Silva Góes, de 44 anos, foi abordado na barreira. Ele justificou porque estava em via pública, quando era para estar em casa.

“Moram eu minha mãe e meu filho, que sofre de asma, e minha mãe também é do grupo de risco. Eu saí para pegar a cesta básica na escola dele [filho] e vou comprar alimentação para nos recolher, já que cheguei de viagem ontem. Acho importante essa ação porque tem muita gente que tá brincando com essa situação”, opinou.

Professor Marlúcio Silva justificou porque estava em via pública, quando era para estar em casa

Vale ressaltar que atividades de interesse público como supermercados, mercantis, batedeiras de açaí, bancos, lotéricas, hospitais, delegacias e similares, que se enquadram em serviços essenciais, continuarão abertos e seguindo recomendações de horários e atendimentos diferenciados.

Em Macapá, a fiscalização para garantir o cumprimento do decreto é feita em conjunto pelas forças de segurança, estaduais e municipais, além da Vigilância em Saúde. As ações devem seguir até 28 de maio.

Barreiras conjuntas reuniram autoridades de segurança…

… e de vigilância sanitária

Barreiras de trânsito e sanitárias foram montadas em diversos pontos estratégicos, inclusive dentro das comunidades mais afetadas e com alto índice da covid-19. A reportagem constatou que o número de veículos em circulação caiu com relação aos últimos dias.

Número de veículos em circulação caiu com relação aos últimos dias

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!