Ação pede garantia de leitos a pacientes e abertura de centros de triagem

Ministério Público e Defensoria do AP questionam que centros de tratamentos estão funcionando abaixo da capacidade. Foto: Marcio Pinheiro/Secom
Compartilhamentos

Para garantir leitos de isolamentos a pacientes com covid-19, o Ministério Público do Amapá (MP-AP) e a Defensoria Pública do Estado ingressaram na Justiça, no sábado (2), com uma ação civil pública.

Outro ponto abordado na ação é o centro de triagem anunciado para a frente do Hospital de Emergências. O espaço ainda não está em funcionamento, assim como a unidade de triagem do Hospital de Santana. 

Os autores apontam que até a última sexta-feira (1), 55 pacientes, entre suspeitos e confirmados com o novo coronavírus aguardavam transferência no Hospital de Emergência. Alguns deles em estado grave estavam pelos corredores da unidade de saúde.

Centro de atendimento em Macapá. Foto: arquivo SN

Os promotores de justiça e defensores públicos também apuraram que as unidades dos centros Covid 1 e 2 estariam funcionando aquém da capacidade anunciada, limitando a quantidade de pacientes que podem ser atendidos.

“Dos 58 leitos anunciados para o Centro Covid 2, apenas 16 estão ativos, sendo que destes, 15 estão ocupados. Na unidade Covid 1, dos 26 leitos de UTI anunciados, 22 estão em funcionamento, e destes, 15 estão em uso”, destacou a promotora Fábia Nilci.

O Portal SelesNafes.Com pediu um posicionamento da assessoria de comunicação da Sesa sobre quantos os centros entrarão em funcionamento, mas não houve resposta.  

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!