Por OLHO DE BOTO
Militares do Bope do Amapá prenderam dois homens suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em aplicar golpes na internet. Eles estavam em posse de 3 carros adquiridos por meio fraudulento.
Segundo a polícia, as vítimas só descobriram que haviam sido enganadas horas depois, quando o dinheiro da venda dos veículos não caiu nas contas. Os compradores chegaram a enviar um comprovante falsificado.
O Bope afirma que o golpe foi articulado por detentos do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), e executado fora da cadeia por comparsas.
Os criminosos escolhem alvos em grupos de compra e venda nas redes sociais. O golpista entra em contato com o anunciante por meio do WhatsApp, geralmente se passa por uma pessoa conhecida na cidade, e inclusive usando fotos de autoridades no perfil com o objetivo de transmitir credibilidade.
Com um comprovante falso em mãos, emitido pela quadrilha, o vendedor entrega o bem ao golpista sem verificar de fato a sua conta.
Segundo o tenente Sérgio do Carmo, a dupla foi identificada como Diego Bruno de Ataíde, de 27 anos; e Anderson Pinheiro Martel, de 23. Eles foram capturados na noite desta quinta-feira (7) por uma equipe da Rotam.
Os acusados levaram os policiais até os bairros onde os carros das vítimas estavam escondidos.
Foram recuperados um Fiesta, um Ford Ka e um Corsa. Os carros foram levados para a Central da Flagrantes no bairro do Pacoval, na zona leste de Macapá, e os acusados encaminhados para audiência de custódia.