Clécio diz que 60 % da população está nas ruas: “Estamos próximos de colapsar”

Declaração foi dada durante entrega da terceira UBS exclusiva para pacientes com suspeita de contaminação pela covid
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

O prefeito de Macapá, Clécio Luís (REDE), declarou nesta quinta-feira (7) que todo o sistema de saúde na capital esta próximo de colapsar. O anúncio foi feito durante entrevista ao Portal SelesNafes.com, na reabertura da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Marabaixo, na zona oeste da capital.

Clécio detalhou que quando esse momento chegar não terá Unidade de Terapia Intensiva (UTI), nem leito clínico e outras áreas de saúde passarão a ser desativadas. Ele explica o porquê, acompanhe:

Segundo o prefeito, em uma aferição da taxa de isolamento feita na última quarta-feira (6) foi constatado que 60% da população está nas ruas e 40% em casa, o que a gestão municipal considera quase que o número de um dia normal. O gestor pondera que essa movimentação social provoca uma efeito devastador.

Para Clécio, a melhor saída é a população “sair da rua e ir pra casa”.

Cumprindo protocolos…

 

… UBS foi reinaugurada para atendimento específico de covid. Fotos: Rodrigo Índio/SN

UBS Marabaixo

A UBS do Marabaixo estava fechada desde agosto de 2019 para reforma. A previsão de entrega era para janeiro de 2020, mas por falta de repasse do governo federal só foi reaberta hoje.

A unidade que foi totalmente reformada, e é mais um ponto implantado pelo Município de atendimento exclusivo para casos suspeitos de covid-19. A capacidade é de 150 atendimentos diários.

Além da UBS Marabaixo (zona oeste), a Secretaria de Saúde também mantém atendimento 24h na Lélio Silva (zona sul) e Marcelo Candia (zona norte), que também prestam serviços exclusivos voltados para coronavírus. A PMM pretende implementar mais unidades com esse atendimento na área central da capital.

Município pretende abrir novas unidade no Centro da capital

Custos

Os recursos para a obra foram de R$ 350 mil de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues (REDE). A contrapartida do município foi de R$ 150 mil. Os equipamentos foram adquiridos através de articulação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), e da deputada Federal Marcivânia Flexa (PCdoB).

A UBS do Marabaixo conta com estrutura de consultório médico, de enfermagem, sala de medicação, três leitos de observação, farmácia e posto de coleta.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!