Em ação, 91 servidores do HE testam positivo para covid-19

Vigilância em Saúde está percorrendo unidades de saúde para testagem dos profissionais de saúde. Foto: Rodrigo Índio/SN
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Profissionais da saúde que atuam no Hospital de Emergência (HE) de Macapá participaram na manhã desta quinta-feira (28) de uma ação de testagem da covid-19. Foram 200 testes disponibilizados e destes 196 foram feitos. Um total de 105 testes deu negativo e 91 positivo.

Dos casos positivados, 6 estão na fase aguda (de transmissão da doença), 71 estão saindo do período de contaminação (já desenvolveu anticorpo para defesa do organismo), e 14 estão saindo da fase aguda para a crônica (que não transmite mais a doença).

Servidores fizeram testes em ônibus da SVS. Foto: Marco Antônio P. Costa/SN

Nilzolinda do Socorro Coelho Borges, de 55 anos, trabalha no HE há quase três décadas e esteve participando da ação. A enfermeira aproveitou a oportunidade para criticar as condições da unidade hospitalar para o enfrentamento ao novo coronavírus. Acompanhe:

 

Após relatar no vídeo que não havia ainda conseguido fazer o teste, hoje a enfermeira realizou o procedimento.

Os profissionais de enfermagem dizem que em alguns momentos faltam determinados medicamentos e EPIs, e lembram que vários colegas de profissão tombaram na guerra contra a covid. Uma das servidoras diz que trabalha há 28 anos no HE, e sempre encontrou dificuldades para atender de forma adequada.

“O jeito é trabalhar com fé. Pelo menos mandaram esses testes para nós, já vale algo”, contou.

Em nova rodada de testagem no hospital, 196 servidores fizeram procedimento. Foto: Rodrigo Índio/SN

Ação da SVS

Foi a segunda vez que os trabalhadores do HE foram testados em uma ação da Superintendência de Vigilância em Saúde. O superintendente, Dorinaldo Malafaia, afirmou que o ônibus da SVS está percorrendo as unidades de saúde levando os testes à categoria. Assista:

A ação buscar atender todos os profissionais expostos à contaminação e já percorreu: abrigo São José, Unidade de Assistência de Alta Complexidade (Unacon), o Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT), Laboratório Central (Lacen/ SVS) e a própria sede administrativa da SVS.

Na sexta-feira (29) será a vez do Hospital das Clínicas Alberto Lima (HCAL).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!