Enem: estudantes amapaenses reclamam de manutenção do calendário

Estudantes dizem que MEC não levou em consideração dificuldades de alunos mais pobres em acessa internet e paralisação das aulas
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

O Ministério da Educação acabou mantendo todas as datas que estavam previstas para o calendário das inscrições e provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A medida, diante da paralisação de aulas por conta da pandemia da covid-19, desagradou estudantes com quem o Portal SelesNafes.com conversou.

O Portal SN buscou estudantes entre as redes de estudantes de cursinhos pré-vestibulares que estão de acordo com a medida do MEC, porém não encontramos alguém com essa opinião e que se dispusesse a gravar entrevista.

“Milhões de alunos estão passando por situações difíceis, que todos nós sabemos. Dificuldades estruturais, falta de internet, cursinho, aulas, apoio profissional de professores e o MEC e o Inep fingem não ver isso”, declarou Giovanna Sacramento, de 18 anos.

Giovanna Sacramento: MEC ignora dificuldades para estudar. Foto: arquivo pessoal

Giovanna irá fazer o exame pela segunda vez. Ela pretende cursar medicina e agrega que tudo mudou, a sociedade parou e o Enem vai seguir como se nada estivesse acontecendo, como se não houvesse muitos estudantes que não têm acesso à internet e recursos para continuarem estudando em casa.

Na mesma linha, Ravi Gabriel, que também tentará medicina e já tentou outra vezes, reclamou da medida.

“É absurdo, é desrespeitar os vestibulandos e principalmente aqueles que não possuem recursos para se manterem conectados aos assuntos exigidos. Além disso, lembremos que as universidades também estão paradas graças à questão do coronavírus e aos atrasos do último Enem. Ou seja, é irresponsável manter o processo, sendo que todo o restante freou”, declarou o estudante de 24 anos.

Com aulas suspensas, dificuldades aumentam, avaliam estudantes. Foto: Secom/arquivo

A sugestão de Ravi é que a prova seja adiada e que mais à frente seja definida uma nova data.

“Não existe universalização da internet”

Esse é o argumento do veterano em Enem Bruno Portela (foto de capa da matéria). Apesar de apenas 18 anos, ele já fez a prova cinco vezes sem, no entanto, almejar a nota necessária para o curso desejado.

“No nosso país não existe universalização da internet. Ou seja, não são todos os estudantes que têm acesso à vídeoaula, fazer pesquisas ou alguma forma de ter produtividade online. Além disso, o ano letivo das escolas ficou claramente prejudicado. Prosseguir com as datas do Enem em um momento como esse, é dar mais ênfase a um processo que já é excludente”, finalizou o estudante.

Enem 2020

As inscrições do Enem 2020 serão entre os dias 11 e 22 de maio, mas o processo já se iniciou desde a divulgação dos editais no dia 31 de março e com o período de justificativa de falta do Enem de 2019.

As provas impressas serão aplicadas nos dias 1° e 08 de novembro. Pela primeira vez ocorrerá a aplicação de provas online, nos dias 22 e 29 de novembro.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!