“Estou aliviada” diz mulher com resultado negativo em teste feito em casa

SVS desenvolve estratégia de visita a residências com casos suspeitos de pessoas infectadas
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Elizabeth Diniz dos Santos, de 58 anos, moradora do conjunto habitacional Laurindo Banha, na zona sul de Macapá, recebeu uma equipe da Vigilância em Saúde em sua residência nesta terça-feira (19), e foi testada como negativo para a covid-19.

Com Elizabeth, aconteceu o mesmo que está ocorrendo com muita gente no Amapá. Sua nora recebeu diagnóstico positivo e foi afastada do trabalho. Com isso, o esposo e a própria Elizabeth começaram a sentir os sintomas também. Além do teste, foi verificada sua pressão arterial, os níveis de oxigenação no sangue e uma entrevista para conhecer seus sintomas.

“Estou aliviada e feliz que deu negativo, e ainda me sinto com um pouco de febre, mas receber a equipe em casa foi importante porque eu não tinha nem conseguido descer do carro quando fui ao posto de saúde”, disse.

Elizabeth Diniz dos Santos: alívio com resultado do teste. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

 

Familiares também foram examinados

Maylin Rodriguez, gerente do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs/SVS), acompanhou a visita e explicou o procedimento.

“No caso dela foi avaliado neste momento pela equipe a pressão arterial, a frequência cardíaca, a saturação de oxigênio. A única alteração foi na pressão um pouco elevada, lhe orientamos a acompanhar a pressão por sete dias seguidos, fazer uma dieta baixa em sal e em gordura e a ir a um centro de saúde ser avaliada por um médico”, explicou Maylin.

Profissionais da Vigilância e Saúde fazem checagem

Pelo mesmo procedimento passou Luís dos Santos, filho de Elizabeth e esposo da pessoa que foi positivada. Seus sintomas já passaram e o seu teste rápido também deu negativo.

Sobre a estratégia, Dorinaldo Malafaia, superintendente da SVS, que acompanhou as equipes nas visitas, comentou.

“Esse é o atendimento casa a casa, nós queremos acompanhar o paciente positivado. Estamos intensificando essa ação da SVS, porque se nesse momento a gente consegue detectar previamente a saturação de oxigênio, por exemplo, provavelmente a pessoa não vai precisar evoluir para um hospital. Estou convencido que esse trabalho de casa a casa, pode minimizar muito a sobrecarga dos hospitais”, disse o gestor.

Dorinaldo Malafaia (SVS): ida até casas pode minimizar sobrecarga em hospitais

Enquanto acompanhávamos esta equipe, outros profissionais estavam em residências diferentes.

“Aqui tivemos um quadro clínico sugestivo de covid-19 para toda a família, e o teste rápido ajuda a fazer essa triagem. Verificamos que no caso do rapaz os sintomas já passaram e o estado de saúde da dona Elizabeth tem bons indicadores. Essa família, assim como todas as outras que recebem a visita, fica mais tranquila com a atenção que recebeu do Estado. É isso que iremos intensificar ainda mais”, finalizou Malafaia

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!