Exames para covid-19 iniciam em aldeias do Amapá

Profissional da SVS realiza exame de covid-19 em criança indígena de Oiapoque, a 590 km de Macapá. Não foi detectado nenhum caso da doença no primeiro dia.
Compartilhamentos

Deram resultado negativo todos os exames feitos em indígenas da aldeia Kumarumã em Oiapoque, município a 590 quilômetros de Macapá, no primeiro dia de testagem a comunidades indígenas na região.

A ação é do Governo do Estado e promovida por profissionais da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indigena (Dsei) – órgão federal.

Eles estão na região desde esta segunda-feira (25), quando chegaram em um helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA), aeronave da Segurança Pública do Amapá. No local, foram realizados 60 testes rápidos em indígenas com sintomas da covid-19. Apesar disto, todos com resultado negativo.

Testagem foi feita em indígenas que apresentaram sintomas da doença, mas todos acusaram negativo para a covid-19. Fotos: Ascom/GEA

Além da testagem, os técnicos reforçaram orientações sobre prevenção à doença para as mais de 380 famílias que vivem na aldeia Kumarumã.

As atividades prosseguem nesta terça-feira (26) com mais testes em outras áreas indígenas da região como Flaman e Paramuacá. Os profissionais também devem se deslocar até a região da aldeia Kumenê, a mais distante das reservas indígenas no Estado.

Dois aviões modelo Cessna, um do GTA e outro do Dsei, levando mãos técnicos e militares do Corpo de Bombeiros (CBM-AP) seguirão para reforçar o trabalho das equipes.

Eles levarão Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), álcool 70 e remédios para evitar a proliferação da doença entre os indígenas. O bombeiros farão a desinfecção das aldeias.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!