Por RODRIGO ÍNDIO
Fechada para reforma desde maio de 2019, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Álvaro Corrêa, no bairro São Lázaro, zona norte Macapá, foi reaberta nesta quarta-feira (13) com atendimento 24h exclusivo de pacientes com sintomas do novo coronavírus na capital.
Logo nas primeiras horas da manhã uma longa fila se formou em frente à unidade, gerando muitas reclamações. Eram pessoas com sintomas de covid-19, sentadas nas calçadas reclamando da demora e da falta de pessoal para realizar o atendimento.
O motorista Adailson Brito estava aguardando desde às 5h da manhã na fila, com tosse seca, febre alta e outros sintomas da covid. Já eram 10h e ele não havia sido atendido. Indignado, o morador do Conjunto Mestre Oscar Santos, desabafou:
Karla Marrane, também estava na fila com todos os indícios da covid. Revoltada, ela cobrava na frente da nova UBS.
A coordenadora municipal de enfrentamento à covid em Macapá, Silvana Vedovelli, justificou a fila e a demora.
Além da frente, a fila também ocupava as laterais da UBS Álvaro Corrêa.
Novo espaço
A UBS conta com estrutura de três consultórios médicos, de enfermagem, sala de medicação, duas salas de observação, farmácia, laboratório e posto de coleta.
A reforma foi feita por meio de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues (REDE). Já os equipamentos foram adquiridos por intermédio de emenda do senador Davi Alcolumbre (DEM).
Atendimento exclusivo para covid
A UBS Álvaro Corrêa passa a absorver toda a demanda da Unidade Básica de Saúde Marcelo Cândia, que entrará em reforma. Além dela, o atendimento 24 horas acontece na UBS Lélio Silva, na zona sul, e até meia-noite na UBS Marabaixo, na zona oeste.