Filas marcam entrega de 3ª UBS exclusiva para a covid

Nova Unidade foi entregue nesta quarta-feira (13), no bairro São Lázaro, zona norte de Macapá.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Fechada para reforma desde maio de 2019, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Álvaro Corrêa, no bairro São Lázaro, zona norte Macapá, foi reaberta nesta quarta-feira (13) com atendimento 24h exclusivo de pacientes com sintomas do novo coronavírus na capital.

Logo nas primeiras horas da manhã uma longa fila se formou em frente à unidade, gerando muitas reclamações. Eram pessoas com sintomas de covid-19, sentadas nas calçadas reclamando da demora e da falta de pessoal para realizar o atendimento.

O motorista Adailson Brito estava aguardando desde às 5h da manhã na fila. Fotos: Rodrigo Índio/SN

O motorista Adailson Brito estava aguardando desde às 5h da manhã na fila, com tosse seca, febre alta e outros sintomas da covid. Já eram 10h e ele não havia sido atendido. Indignado, o morador do Conjunto Mestre Oscar Santos, desabafou:

Karla Marrane, também estava na fila com todos os indícios da covid. Revoltada, ela cobrava na frente da nova UBS.

A coordenadora municipal de enfrentamento à covid em Macapá, Silvana Vedovelli, justificou a fila e a demora.

Além da frente, a fila também ocupava as laterais da UBS Álvaro Corrêa.

Novo espaço

A UBS conta com estrutura de três consultórios médicos, de enfermagem, sala de medicação, duas salas de observação, farmácia, laboratório e posto de coleta.

A reforma foi feita por meio de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues (REDE). Já os equipamentos foram adquiridos por intermédio de emenda do senador Davi Alcolumbre (DEM).

Além da frente, a fila também ocupava as laterais da UBS Álvaro Corrêa

Atendimento exclusivo para covid

A UBS Álvaro Corrêa passa a absorver toda a demanda da Unidade Básica de Saúde Marcelo Cândia, que entrará em reforma. Além dela, o atendimento 24 horas acontece na UBS Lélio Silva, na zona sul, e até meia-noite na UBS Marabaixo, na zona oeste.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!