IBGE prepara mapa da covid-19 no Amapá

Levantamento é feito por telefone em 10 municípios do Estado e também estuda impactos no mercado de trabalho. Foto: Marco Antônio P. Costa/SN
Compartilhamentos

Desde a última segunda-feira (4), cerca de 1,4 mil domicílios no Amapá participam por telefone da PNAD Covid, versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua que irá quantificar a ocorrência do novo coronavírus e os impactos da pandemia no mercado de trabalho.   

A pesquisa está sendo feita por 35 agentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As entrevistas, de aproximadamente 10 minutos, ocorrem em 10 municípios. 

De acordo com o instituto, a pesquisa revelará a quantidade de pessoas que tiveram os sintomas de covid-19, como febre, tosse, dificuldade de respirar, falta de paladar e olfato, fadiga, náusea e coriza.

“Identificaremos a parcela da população que procurou atendimento e em quais tipos de estabelecimentos de saúde, dentre outras informações. Para os que não buscaram atendimento, vamos descobrir como trataram os sintomas”, explica a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Maria Lucia Vieira.

Nos casos de internação, será possível saber também se o paciente foi sedado, entubado ou colocado em respiração artificial com ventilador. Já nas situações em que não houve deslocamento até uma unidade de saúde, será perguntado se os moradores receberam, por exemplo, a visita de um profissional de saúde na residência ou se tomaram algum remédio com ou sem orientação médica.

Os primeiros resultados têm divulgação prevista ainda em maio.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!