Idosa de 78 anos diz que venceu a covid-19 com remédios naturais e fé

Idosa de 78 anos, dona Ester Santana Campos é uma das 1.435 pessoas que se recuperaram e venceram a covid-19 no Amapá.
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO        

Dona Ester Santana Campos, de 78 anos, é uma das 1.435 pessoas que se recuperaram e venceram a covid-19 no Amapá. Mas, ela afirma ter superado o novo coronavírus de um jeito diferente: remédios naturais, amor familiar e fé.

Moradora do Distrito de Santo Antônio da Pedreira, na zona rural de Macapá, a idosa começou a apresentar os sintomas da doença no dia 1° de maio. Logo a família começou o tratamento com azitromicina, ivermectina e vitamina C.

Contudo, relatou a família, ao término das medicações, dona Ester continuou com uma intensa diarreia, fraqueza, febre alta e bastante debilitada. Familiares a levaram para a capital, onde um raio-x atestou que a idosa estava bem. O resultado intrigou a família, que procurou uma segunda opinião profissional.

Dona Ester com a neta Jamayra Campos. Família foi incansável no tratamento. Fotos: Arquivo Pessoal

“Não nos conformamos com o resultado. Fizemos uma tomografia e levamos ela pra uma consulta, no dia 15, com Dr. Marcos Roberto, no ICCA [Instituto Cristão de Cardiologia do Amapá], onde ele diagnosticou que ela estava com a covid-19, com os pulmões 70% comprometidos, saturando 70% e encaminhou ela direto pra internação, já que o caso dela era grave”, detalhou a neta Jamayra Campos, que é técnica em enfermagem.

Como não havia leito disponível nos Centros de covid, hospitais públicos e privados, a família solicitou orientação médica para cuidar da idosa em casa o quanto antes. Ali começava a verdadeira recuperação de dona Ester.

“Fizemos medicações na hora certa, fazíamos alimentação saudável contendo saladas, caldo de peixe, canja de galinha caipira e demos muito amor, incentivo, oração familiar e fé”, disse Jamayra.

Os cuidados tiveram um toque regional e caseiro.

“Muito importante também foram os remédios caseiros feitos pela minha mãe, como chá de jambu, alho, limão, mel e gengibre. Toda manhã, ela tomava chá de boldo e suco de mastruz com alho, leite, limão e água. Pra diarreia, era chá de babatimão”, acrescentou a técnica de enfermagem.

Mesmo curada, Dona Ester segue em isolamento domiciliar, mas com a família do lado

Passados cinco dias desse tratamento e com uma aparente melhora, houve retorno ao especialista. A consulta ocorreu na última quarta-feira (20) e o médico se surpreendeu.

“Ele aplaudiu a melhora dela e ficou muito feliz. Pediu outra tomografia e comprovou que ela estava curada da covid-19. Hoje, graças a Deus, minha vozinha de 78 anos está saturando 98% mantendo só a fisioterapia para cicatrização do pulmão”, finalizou Jamayra, que junto com a mãe, foi incansável no tratamento.

A idosa continua em Macapá, em isolamento domiciliar, mas com a família do lado.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!