Oiapoque entra em estado de calamidade

Prefeitura poderá remanejar recursos para enfrentamento da crise. Cidade é a quarta mais afetada no Estado com 56 infectados. Foto: Secom/arquivo
Compartilhamentos

Sem ainda ter conseguido criar um espaço de UTIs para pacientes com covid-19, o Município de Oiapoque, distante 590 quilômetros de Macapá, no norte do Amapá, teve reconhecido pela Assembleia Legislativa estado de calamidade pública.

Oiapoque registra até o momento 57 casos positivos e 1 óbito pelo novo coronavírus, sendo o quarto município amapaense mais atingido pela crise.

A prefeita da cidade, Maria Orlanda Marques Garcia (PSDB) conseguiu a aprovação pelo legislativo na quarta-feira (13) da medida que permitirá fazer remanejamento de recursos financeiros para atender as demandas de enfrentamento à pandemia.

A gestora agora está autorizada a fazer contratação de operações de crédito (empréstimos); contratações temporárias; suspensão de exigências de atendimento às metas, limites de gastos com pessoal, entre outras medidas, inclusive com dispensas de licitação.

Município quer instalar espaço específico para pacientes com covid. Foto: arquivo

“A locomoção de pacientes mais graves para Macapá pela estrada, que seria uma alternativa, ficou complicada por conta das fortes chuvas que caem na região”, disse a relatora da matéria, deputada Cristina Almeida (PSB).

Já haviam pedido à Alap o reconhecimento de calamidade outras 7 cidades: Macapá, Laranjal do Jari, Santana, Pedra Branca do Amaparí, Pracuuba, Porto Grande e Amapá. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!