PAI: Após protesto, crianças com covid serão transferidas

Manifestantes também relataram que 14 servidores foram afastados por estarem com o novo coronavírus e que faltam EPIs no hospital
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

O Hospital da Criança e do Adolescente e Pronto Atendimento Infantil (HCA/PAI), abriga pacientes dividindo o mesmo espaço com crianças contaminadas pela covid-19. É o que apontam profissionais da saúde que atuam neste que é o único hospital infantil público do Amapá.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ressaltou que já está providenciando a transferência das crianças infectadas para o Centro Covid 2, na zona norte de Macapá, onde estão sendo implementados leitos pediátricos. No final da matéria há um posicionamento da pasta sobre a manifestação.

Servidores pedem condições adequadas para trabalhar. Fotos: Rodrigo Índio/SN

Com cartazes e tecidos pretos, os profissionais da saúde que atuam no PAI realizaram nesta sexta-feira (8) uma manifestação em frente ao hospital. Eles garantem que existe falta de estrutura para atender as crianças com suspeita ou confirmação do novo coronavírus, o que coloca em risco outros pacientes com diversas enfermidades.

Os servidores declararam ainda que: pais de pacientes estão pagando por exames que não são disponibilizados na unidade de saúde; faltam EPI’s para quem trabalha no local; e que 14 funcionários com coronavírus foram afastados. Os profissionais cobram ainda o pagamento de auxílio emergencial.

Acompanhe o que disse a enfermeira Annie Martel durante o ato:

Procurada, a Sesa se pronunciou sobre a manifestação. A secretária-adjunta de enfrentamento à covid-19 no Amapá, Maracy Andrade, informou que medidas já estão sendo tomadas. Assista:

A reportagem tentou conversar com pais de pacientes, mas eles estavam dentro do PAI e não saíram para participar do ato com medo de propagar o vírus.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!