Por RODRIGO ÍNDIO
Uma ação no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) apreendeu celulares, drogas, carregadores, fones de ouvido, baterias, bebidas alcoólicas e até uma arma de fogo durante esta segunda-feira (11).
A varredura se deu após os presos iniciarem ainda pela manhã um motim com o objetivo de destruir os locais onde foram instalados os bloqueadores de celular. Houve confronto dentro do pavilhão F1 e alguns presos ficaram feridos.
Segundo uma fonte no Iapen, além dos 36 celulares, das 15 porções de drogas e de um revólver calibre 38 com 4 munições, sendo duas deflagradas, outros diversos materiais foram encontrados. Pelo menos 60 garrafas de bebidas alcoólicas artesanais também foram apreendidas.
No local onde houve confronto ainda é possível ver pedaços de tijolos, paus, ferro, pedras e madeira que, de acordo com a fonte, os presos atiraram nos policiais penais.
O pavilhão F1 abriga 391 internos. Destes, 10 detentos foram feridos durante a intervenção. Eles foram escoltados até o Hospital de Emergência para atendimento de urgência.
Dois policias penais tiveram ferimentos nos braços, mãos e pernas. A ocorrência ainda está em andamento.