A primeira paciente do Centro Covid HU, a menina Laryssa Viana da Silva, de 11 anos, recebeu alta nesta terça-feira (9), após 10 dias de internação na rede hospitalar.
A menina, que disse que a primeira coisa que fará ao chegar em casa é abraçar os quatro cachorrinhos de estimação, saiu da unidade ao lado da mãe, a dona de casa Rondileusa Silva. Um vídeo registrou o momento, assista:
Recuperação
Laryssa estava com a forma grave do novo coronavírus. No começo, ela teve infecção urinária e em seguida teve a fala e a locomoção comprometidas, tendo convulsões.
Na UPA Zona Sul, onde foi levada inicialmente, foi detectada a suspeita de Acidente Vascular Cerebral e a criança foi encaminhada ao Centro Covid 2, na zona norte de Macapá. A menina então foi encaminhada na sexta-feira passada (5), para o centro HU horas após ele ser inaugurado.
A médica responsável pelo acompanhamento da paciente, Melissa D’Almeida, contou que a jovem recebeu tratamento com anticoagulantes e que a estrutura da nova unidade e a equipe multidisciplinar formada por fisioterapeutas, enfermeiros e médicos foram imprescindíveis para a recuperação, que foi considerada surpreendente. Segundo os profissionais de saúde, havia possibilidade de sequelas.
Centro HU
O Centro Covid HU foi inaugurado na última sexta-feira, na zona sul da capital. O espaço é resultado de uma parceria entre Governo do Amapá e a Universidade Federal do Amapá, com a articulação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
A unidade tem capacidade para 109 leitos, sendo 32 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e aumenta em 60% o número de leitos no Amapá.