Por RODRIGO ÍNDIO
Adaptada na quadra poliesportiva de ensaio da escola de samba Piratas da Batucada, a nova UBS Santa Inês, passa a funcionar na próxima sexta-feita (12). A unidade fará atendimentos exclusivos de casos suspeitos de covid-19 no regime de 24h por dia.
O prefeito de Macapá, Clécio Lúis (REDE), deu mais detalhes em vídeo sobre o funcionamento do espaço, que é a quarta unidade de referência para atendimentos de covid-19 em Macapá. Assista:
O espaço foi construído em 12 dias. A instalação provisória custou R$ 586.338,99 provenientes de recursos destinados ao combate à covid e sua estrutura pode ser desmontada e reutilizada após a pandemia.
A UBS Santa Inês conta com 4 consultórios, sala de estabilização com 3 leitos, sala com 10 cadeiras para medicação endovenosa, 4 banheiros adaptados para pessoas com deficiência, sala de repouso para profissionais de saúde, além de farmácia, sala de coleta, necrotério e copa.
Outro detalhe desta nova unidade, é que a triagem ocorrerá com classificação de risco e direcionamento para atendimento por prioridade.
A prefeitura de Macapá garante que a edificação atende a resolução sanitária RDC50, que versa sobre ambientes de saúde. A unidade básica possui um sistema isolado de tratamento de esgoto, com fossa séptica e filtro anaeróbio, sem nenhum tipo de ligação com o rio Amazonas.