Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA
Ativado nesta sexta-feira (5), o novo Centro Covid instalado dentro do Hospital Universitário (HU), em Macapá, é a primeira unidade que possui espaço para tratamento exclusivo de índios atingidos pelo novo coronavírus no Amapá.
A ala indígena tem quatro leitos de UTI e um ‘redário’ – salas onde são atadas redes – previsto para manter o hábito muito comum advindo da ancestralidade indígena amapaense.
Ao ressaltar a importância da prevenção, o governador do Amapá Waldez Góes (PDT), ao lado do presidente do senado, Davi Alcolumbre (DEM), ressaltou também a importância do que chamou de “contrapartida na assistência”, ou seja, os leitos de média e alta complexidade reservado aos povos indígenas. Assista:
No Amapá, técnicos da vigilância em saúde do Estado e do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) têm atuado de forma preventiva. A preocupação é que fora das aldeias indígenas possam ser infectados e ao retornarem para casa possam contaminar populações inteiras.
Em Macapá, são 48 casos confirmados de covid-19 dentre “não aldeados”. Em Oiapoque, os casos confirmados entre indígenas é de 116.