Ala indígena no HU funciona com leitos e redes

Em Macapá, são 48 casos confirmados de covid-19 dentre “não aldeados”. Em Oiapoque, os casos confirmados entre indígenas é de 116.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Ativado nesta sexta-feira (5), o novo Centro Covid instalado dentro do Hospital Universitário (HU), em Macapá, é a primeira unidade que possui espaço para tratamento exclusivo de índios atingidos pelo novo coronavírus no Amapá.

A ala indígena tem quatro leitos de UTI e um ‘redário’ – salas onde são atadas redes – previsto para manter o hábito muito comum advindo da ancestralidade indígena amapaense.

Ala pediátrica tem…

…espaço com 4 leitos de UTI. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

Ao ressaltar a importância da prevenção, o governador do Amapá Waldez Góes (PDT), ao lado do presidente do senado, Davi Alcolumbre (DEM), ressaltou também a importância do que chamou de “contrapartida na assistência”, ou seja, os leitos de média e alta complexidade reservado aos povos indígenas. Assista:

No Amapá, técnicos da vigilância em saúde do Estado e do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) têm atuado de forma preventiva. A preocupação é que fora das aldeias indígenas possam ser infectados e ao retornarem para casa possam contaminar populações inteiras.

Redário visa manter o hábito muito comum advindo da ancestralidade indígena amapaense

Em Macapá, são 48 casos confirmados de covid-19 dentre “não aldeados”. Em Oiapoque, os casos confirmados entre indígenas é de 116.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!