Após conseguir transferência da filha, mãe é infectada e passa a lutar por internação

Assim como a filha, a professora Patrícia Galvão da Costa também corre risco de vida
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Após muita luta para conseguir a transferência da filha infectada com covid-19, pneumonia e 50% do pulmão comprometido, de uma unidade hospitalar particular para outra, agora é a professora Patrícia Galvão da Costa, de 40 anos, que está precisando de ajuda. Assim como a filha, a mãe também corre risco de vida.

O Portal SelesNafes.com contou a história no dia 22 de junho. A transferência de Letícia Maria da Costa Mendes, de 18 anos, ocorreu às 23h da noite de terça-feira (23) desta semana e a família passou a ter um pouco de esperança. Porém, veio a notícia desagradável.

Professora Patrícia Galvão com a filha e o marido. Toda a família foi infectada. Fotos: arquivo pessoal

Se arriscando dia e noite pela sobrevivência da filha, que é portadora de síndrome de down, tem cardiopatia congênita, hipertensão pulmonar grave e é usuária de oxigênio contínuo, Patrícia acabou contraindo o novo coronavírus.

Atualmente, Letícia Maria está internada no Hospital São Camilo. Já Patrícia Galvão precisa ser internada o quanto antes. Mesmo assim, ela não abandona a filha. A professora está saturando 80% de sua oxigenação, sente febre e dificuldade para se alimentar.

Seus amigos criaram uma campanha virtual para buscar recursos com o objetivo de custear o tratamento de mãe e filha que continuam a batalha contra a doença. Abel Mendes, pai de Letícia e esposo de Patrícia, também está com covid-19, mas o estado de saúde dele é mais estável do que o das duas, e ainda tem condições de acompanha-las.

“Em determinados momentos de nossas vidas, eles também nos ajudaram e hoje nada mais justo que retribuir. Que essa vaquinha possa ajudar eles a superarem esse momento que estão passando, é o mínimo que podemos fazer”, comentou a amiga, Klívia Bruno.

Família agora luta pelo restabelecimento da saúde de mãe e filha

Quem tiver interesse em colaborar para que a família possa se recuperar pode fazer sua doação através do link da campanha http://vaka.me/1152078 ou entrar em contato pelo número (96) 98145-0081.

Unimed/Fama

Sobre a matéria publicada pelo SN que tratava do caso da jovem Letícia Maria da Costa Mendes, a Unimed/Fama divulgou nota em que confirmou a autorização de transferência da paciente para o Hospital São Camilo. 

A empresa informou também que quando houve necessidade de ecocardiograma, houve um problema com a ambulância do Hospital e necessária a manutenção do veículo. Porém, foi oferecido transporte particular, mas a família, receosa pela transferência, se recusou a realizar os exames fora do Hospital Central de Macapá.

Veja a nota na íntegra: 

Em resposta à matéria publicada no Portal SelesNafes, em 22.06.2020, o Hospital Central de Macapá, através da Unimed Fama, esclarece que a realização dos exames de tomografia e ecocardiograma são realizados externamente, visto que o Hospital não dispõe desses serviços em suas dependências. No entanto, os pacientes que precisam desses exames são encaminhados às outras unidades da rede, onde os exames estão disponíveis de retaguarda 24 horas.

Quanto aos exames solicitados, o RT-PCR para diagnóstico da COVID-19 tem cobertura contratual e foi realizado conforme solicitação médica e aguarda resultado, a Sorologia para COVID-19 não consta no rol de procedimentos da ANS (Agência Nacional de Saúde), por isso não foi realizado.

No dia que a paciente precisou fazer o ecocardiograma, houve um problema com a ambulância do Hospital em que foi necessária a realização de manutenção corretiva. Porém, foi oferecido transporte em AMBULÂNCIA particular, mas a família, receosa pela transferência, se recusou a realizar os exames fora do Hospital.

Por se tratar de paciente com Síndrome de Down, cardiopatia congênita, hipertensão pulmonar grave, com suspeita de COVID-19 e cursar períodos de hipoxemia (insuficiência de oxigênio no sangue), leucocitose e plaquetopenia, foi solicitada a transferência para um outro Hospital que ofereça os exames necessários (tomografia e ecocadiograma) para acompanhamento e controle adequado.

A Unimed Fama comunica ainda que a transferência da paciente para o Hospital São Camilo foi autorizada e realizada.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!