Por SELES NAFES
Entre os dias 28 de junho e 12 de julho, quem gosta de gastronomia terá “prato cheio” durante o Brasil Sabor, quando os melhores de 2020 receberão o Prêmio Alcilene Cavalcante. Desta vez, no entanto, o circuito será acompanhado pelo público em lives nas redes sociais, e a degustação será em forma de delivery.
A iniciativa do evento é da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) com apoio do Sebrae. O Brasil Sabor existe desde 2006, e o nome do prêmio é uma homenagem à jornalista Alcilene Cavalcante, ex-diretora do Sebrae que conduziu o projeto “Gastronomia no Meio do Mundo”, e até hoje é uma das principais incentivadoras do setor.
Nove jurados críticos em gastronomia que passaram por treinamento e participaram de eventos nos últimos anos, escolherão os melhores entre 15 categorias, entre elas culinária regional, oriental, panificação, pizzaria e até em açaí.
“Os jurados irão avaliar a apresentação, o paladar e o atendimento, entre outros critérios”, explica o coordenador do festival, Sandro Bello, diretor da Abrasel.
Lives e delivery
Por causa da pandemia, a degustação presencial foi substituída por um circuito delivery, e a programação paralela que sempre acontece durante o festival será dividida em três lives, com uma transmissão a cada fim de semana.
Na primeira delas, chefs irão preparar ao vivo, pelas redes sociais, receitas da culinária junina. Durante o preparo da receita, haverá show de forró num ambienta totalmente ornamentado com convidados. As outras lives terão como temas o brega e o pop rock.
“Em cada live também serão escolhidos os melhores no Prêmio Alcilene Cavalcante. No dia do brega, por exemplo, vamos escolher o melhor açaí, a melhor comida de boteco e outros. No dia do pop rock teremos o melhor corte de carne e show com banda”, explica Bello.