Covid-19: Fiocruz vai analisar de 5 mil amostras do Amapá

Até esta terça-feira (2), o Estado tinha 9.855 amostras acumuladas no Lacen, em Macapá, à espera de análise. A atual capacidade da rede pública do amapá é de 200 diagnósticos por dia.
Compartilhamentos

O Amapá conseguiu o importante reforço de um dos laboratórios de referência em todo país no teste para a covid-19 para desafogar a demanda de exames acumulada com o aumento exponencial do número de casos do novo coranavírus no Estado.

Até esta terça-feira (2), conforme boletim oficial, 9.855 amostras do Amapá esperavam por análise. Grande parte estava armazenada no Laboratório Central do Amapá (Lacen), em Macapá. No mesmo dia, o Governo do Amapá enviou 5 mil delas para a cidade do Rio de Janeiro (RJ), onde elas serão testadas na sede da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz-RJ).

Segundo o governo, a capacidade de análise atual pública do Estado é de 200 diagnósticos diários, 120 feitos pelo Lacen e mais 20 feitos por um laboratório particular contratado em convênio. Além disso, envia 800 amostras por semana ao Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA).

Foto de capa: Arquivo/Ascom/GEA

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!