Descarte irregular de lixo hospitalar é investigado em 4 municípios

Promotores pediram explicações ao Estado sobre a paralisação dos serviços de recolhimento e limpeza de resíduos nas unidades
Compartilhamentos

Em 4 municípios, o Ministério Público do Amapá investiga a paralisação dos serviços de recolhimento de resíduos hospitalares e limpeza predial. Nesta quarta-feira (24), representantes das promotorias se reúnem para definir estratégias imediatas para a solução do problema.

A situação chamou atenção e é apurada em Oiapoque, Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Amapá, A preocupação se dá, principalmente, por conta da pandemia do novo coronavírus. 

Segundo o MP, as denúncias estão comprovadas com fotos do acúmulo dos resíduos em via pública. Em Oiapoque, o caso foi relatado pela direção do Hospital Estadual.  

Na segunda-feira (22), o Governo do Estado do Amapá recebeu o pedido do MP para informar sobre as empresas que prestam o serviço nas unidades de saúde em todos os municípios.

Promotores buscam explicações e soluções para paralisação do recolhimento de resíduos. Fotos: divulgação/MP

O Estado tem o prazo de 10 (dez) dias para obedecer à solicitação assinada pelo promotor de justiça do Meio Ambiente, Marcelo Moreira, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente. O objetivo é apurar as possíveis causas da interrupção dos serviços, que são essenciais.

“Em razão das denúncias e fatos, estamos solicitando explicações ao Estado para que as medidas sejam tomadas. Em nenhum período podemos nos omitir de garantir que as leis sejam cumpridas, e neste período de pandemia principalmente, quando a saúde precisa ser resguardada de todas as formas possíveis”, declarou Marcelo Moreira.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!