Por EDY WILSON
Vereadores de Oiapoque, cidade a 590 km de Macapá, criaram nesta terça-feira (16) uma comissão externa para acompanhar as investigações de desvio de medicamentos e insumos na rede pública de saúde.
No último domingo (14), a prefeita Maria Orlanda Marques Garcia (PSDB) foi um dos alvos da “Operação Panacéia”, que cumpriu mandados de busca e apreensão na casa dela, de um filho e na sede da Secretaria de Saúde.
Durante a operação, a PF encontrou testes rápidos, EPIs e medicamentos usados no tratamento do novo coronavírus. Em nota, a prefeitura negou desvios e disse que as máscaras apreendidas teriam sido adquiridas com recursos particulares da prefeita.
A comissão que acompanhará a apuração do caso é presidida pelo vereador Climar Fontineles (PROS), e composta pelos vereadores Francisco Moraes Araújo (PL), Luís Campos dos Santos (PDT), Joaquim Lima Gomes (PRB) e Luiz Armando Vidal Ramos (PSB).
Climar Fontineles explicou que o objetivo é acompanhar o andamento do inquérito na Polícia Federal.
“Nós vereadores que integramos a comissão temos que ter acesso a todas as informações relativas ao inquérito policial. Iremos visitar a Polícia Federal e o Ministério Público Federal para manter a população oiapoquense informada a respeito do andamento desta denúncia”, justifica o presidente da comissão.
Climar também é um dos parlamentares que encabeça pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar atos da prefeita.