Em Santana, cadela é atropelada e jogada viva no triturador de lixo

Animal foi esmagado e em seguida lançado junto com sacolas para dentro do veículo. Empresa e prefeitura serão processadas
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO. P COSTA

Após ter sido atropelada por um caminhão de lixo, uma cadela foi jogada por um gari dentro do triturador do veículo. O caso de violência contra o animal ocorreu em Santana, município a 17 quilômetros de Macapá.

Segundo moradores, a cena foi registrada à distância por uma câmera de segurança de uma residência. De acordo com a versão das testemunhas, por volta de 14h da última sexta-feira (5), o animal estava próximo de sacos de lixo quando foi esmagado pelo carro do lixo. Assista:

O cão em questão era Lavine, que estava prenhe há cerca de três semanas. A cadela foi adotada por um casal que a criava há quase três anos. O vídeo não é muito claro, por conta da distância, e necessita de atenção para ser distinguido.

Primeiro, o caminhão de lixo vem pela esquerda da avenida Armando Firmino de Matos, no bairro Novo Horizonte. Depois, aproximadamente aos 8 segundos do vídeo, o caminhão atropela Lavine. De acordo com os moradores, é possível distinguir o animal dos sacos de lixo, pois ele tinha a cor preta e ainda estava se mexendo. Por volta dos 41 segundos, quando ainda se mexia, a cadelinha, que pode ser vista como um ponto preto, é jogada pelo gari dentro do triturador, não restando nada na rua.

Cadela Lavine: família dona do animal diz que perdeu ente querido. Fotos: arquivo pessoal

Lucas Antônio dos Santos Santana. procurou entidades protetoras dos animais para denunciar o caso

No registro é também possível observar que pessoas se aproximam do caminhão de lixo ainda antes da cadela ser jogada. Por volta dos 33 segundos um jovem se aproxima correndo perto do caminhão e logo depois retorna para dentro de casa. Na hora em que a cadela é jogada, um homem passa de bicicleta e testemunha a cena.

“Minha esposa não consegue engravidar e adotamos nossos pets como filhos. Demos carinho, demos atenção, amor e ela retribuiu tudo isso. Meu irmão que é especial [o rapaz que corre perto do caminhão de lixo] que viu a cena, está traumatizado. A dor da família é de ter perdido um ente querido e o repúdio do que aconteceu. Não pudemos nem sequer ter o direito de enterrá-la”, desabafou Lucas Antônio dos Santos Santana.

Justiça

Lucas buscou assessoria jurídica para reparação pelo que foi causado à cadela. Na manhã desta terça-feira (9), ele esteve junto ao seu advogado e ao vereador em Macapá Victor Hugo (PV), que milita na causa animal em diversos órgãos de Santana.

“Está caracterizado o crime de maus tratos do artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, agravado pela morte do animal. Buscamos justiça para a família e responsabilização criminal e administrativa dos agentes que praticaram esse grave crime. Entramos com processo civil para responsabilizar a prefeitura e a empresa “Esc Ambiental”, declarou Osny Brito, advogado.

Advogado e vereador irão processar empresa e prefeitura

Na mesma linha, o vereador Victor Hugo repudiou o ato.

“Foi um caso de maus tratos, de barbárie. A cadela, mesmo após ser batida em via pública, estava viva. Ela balança a cabeça e tudo, pede por socorro e em uma atitude cruel, esse cidadão joga a cadela para ser triturada viva. Estamos em Santana tomando providências, tanto na empresa, quanto no Ministério Público, delegacia e prefeitura de Santana para tomar as medidas cabíveis, que seja feito justiça”, declarou o parlamentar.

Esc Ambiental

A empresa responsável pela coleta do lixo em Santana é a “Esc Ambiental”. A reportagem conseguiu contato com a companhia que divulgou nota repudiando o ocorrido. 

“Destacando que tais atos não fazem parte do protocolo e das orientações feitas por esta empresa a todos os nossos colaboradores e os mesmos foram advertidos”, diz um trecho da nota.

PMS

A Prefeitura Municipal de Santana foi procurada e até o fechamento desta edição não havia enviado resposta.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!