Empresário é preso por armazenar madeira ilegal, diz PF

Ação policial, que resultou na apreensão de 900 m³ de madeira, ocorreu a 240 km de Macapá, no município de Tartarugalzinho.
Compartilhamentos

O dono de uma serraria localizada no município de Tartarugalzinho, a 240 km de Macapá, foi preso em flagrante nesta terça-feira (2) pela Polícia Federal, acusado de armazenar uma grande quantidade madeira sem documentação de origem florestal.

Conforme a polícia, a serraria mantinha em seu pátio cerca de 900 m³ de madeira em tora e serrada, sem origem comprovada.

No momento da fiscalização, a empresa estava em plena atividade, processando a madeira ilegal. Fotos: Ascom/PF

Com apoio de fiscais do Ibama, os policiais federais confrontaram com a volumetria da empresa cadastrada no Sistema de Emissão Documento de Origem Florestal (Sisdof). O empreendimento possuía origem para apenas 4 m³ de madeira em tora – o que configurou a ilegalidade.

No momento da fiscalização, a empresa estava em plena atividade, processando a madeira ilegal.

A serraria mantinha em seu pátio…

… cerca de 900 m³ de madeira em tora e serrada, sem origem comprovada

Segundo a PF, o dono da serraria não tinha comprovação da origem da madeira e ainda alegou desconhecer o Sisdof. Ele foi preso e encaminhado ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), em Macapá, onde ficará à disposição da Justiça.

O empresário poderá responder pelos crimes de armazenamento de madeira ilegal e receptação qualificada. A pena para estes crimes é de até 9 anos de reclusão.

Anotações da empresa sobre entrada e saída de madeira também foram apreendidas

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!