Estados falam em “desabastecimento nacional” e pedem que MS coordene compras

Amapá e 23 estados encaminharam ofício ao ministro da Saúde por meio do Fórum Nacional de Governadores. Foto: Márcio Pinheiro/Secom
Compartilhamentos

O Amapá e mais 23 estados oficializaram um pedido para que o Ministério da Saúde coordene as compras de medicamentos que estão faltando em UTIs que tratam pacientes com a covid-19.

Na última sexta-feira (26), o governador do Amapá assinou o pedido junto com outros 23 governadores e encaminhou o documento ao ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello.

O pedido medicamentos dos kits de intubação, que tiveram aumento de preço em 600% após a pandemia do novo coronavírus.

No documento, o Fórum Nacional dos Governadores detalha dificuldades para a aquisição de medicamentos como sedativos e bloqueadores neuromusculares.

“Estamos aguardando que o Governo Federal assuma, o quanto antes, a coordenação dos esforços conjuntos para a compra de medicamentos de UTI. Temos contado com o apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que também tem tratado essa demanda diretamente com o presidente Bolsonaro e o ministro Pazuello”, comentou o governador do Amapá.

O documento também contém informações sobre o estoque de medicamento nas secretarias de Saúde dos estados e do Distrito Federal.

“O risco de desabastecimento é nacional. A pandemia do novo coronavírus trouxe um aumento expressivo no consumo destes medicamentos. Eles estão escassos no mercado e os que conseguimos encontrar estão com os valores muito elevados”, explicou o secretário de Saúde, Juan Mendes.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!