Isolamento impediu 460 mortes e 20 mil casos de covid-19, diz governador

Dados foram apresentados na live desta quarta-feira (3). O cálculo feito pelas equipes técnicas e científicas do governo.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Em uma transmissão pela internet na noite desta quarta-feira (3), o governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), fez um balanço sobre o lockdown e o conjunto das medidas de isolamento adotadas desde o início da pandemia da covid-19 no Amapá.

O cálculo feito pelas equipes técnicas e científicas do governo apontam que as medidas impediram pelo menos 423 óbitos e cerca de 20 mil casos a mais de covid-19.

Na live, Waldez falou pela primeira vez desde o início da crise em “controle da pandemia no Amapá”. Ressaltou que as medidas adotadas até aqui foram baseadas em orientações científicas, de pesquisadores das universidades, epidemiologistas, médicos e matemáticos, dentre outros. Ele apresentou projeções feitas pelos técnicos.

“Nós poderíamos hoje ter de 14 até 20 mil novos casos oficiais de covid-19. Se hoje estamos na casa dos 11 mil, poderíamos ter 30 mil casos oficiais positivados no Amapá, se não tivéssemos adotado as medidas que tomamos enquanto governo e prefeituras”, reafirmou o governador.

Ele também apresentou a prospecção para a quantidade de óbitos, os números também são expressivos, segundo ele.

“Com apoio da população, com o apoio dos especialistas, com as medidas adotadas pelos governos e pelas prefeituras, nós conseguimos evitar entre 323 a 462 óbitos, além dos que já perdemos. Para termos uma ideia do quanto realmente dois meses e meio de medidas de proteção à vida tem feito a diferença”, destacou Waldez.

Lockdown

Durante os 15 dias de lockdown o Amapá liderou, em todos os dias, os índices de isolamento social no país inteiro. Dentre os estados que optaram pela experiência com o isolamento social rígido, como o Pará e o Ceará, por exemplo, os números alcançados no Amapá foram mais positivos.

Lockdown teve barreiras de rodízio. Foto: Rodrigo Índio/SN

O secretário de justiça e segurança pública, Carlos Souza, destacou que o isolamento severo chegou ao fim, mas a quarentena foi prorrogada por mais 10 dias.

“Sabemos dos problemas dos congestionamentos que muita gente reclamava, mas os frutos serão colhidos nos próximos dias, segundo os nossos comitês médico e científico”, declarou Carlos Souza.

Retorno às atividades

Baseado nos números do lockdown e do acumulado do período, o governador afirmou que a procura pela assistência em saúde diminuiu, assim como também o número de pessoas em estado grave.

Outro destaque é a média de diagnósticos positivos para o coronavírus, que caíram de 80% para 65%. Esses indicadores demonstram que o pico da doença no Amapá pode ter sido ultrapassado.

Outro dado fundamental, que é a taxa de reprodução viral, ou seja, a possibilidade percentual de que um indivíduo infectado tem de transmitir a doença para outra pessoa, também diminuiu e hoje está em 1,17% no Amapá.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e governos de países como o da Alemanha, por exemplo, consideram como um número seguro para o retorno das atividades de convívio social, quando este indicador está abaixo de 1%.

“Estado ou região que tiver taxa de reprodução abaixo de 1% tem condição de retomar atividades de maior convívio social, tanto econômico, quanto poder público”, pontuou Waldez.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!