Caiu para 62% a taxa de ocupação de leitos nas 8 unidades da rede estadual de saúde com atendimento voltado para a covid-19 no Amapá. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (16) pelo Governo do Estado.
Essa mesma taxa chegou a 98%, três semanas atrás, antes da ativação do HU. A administração estadual atribuiu a diminuição do índice à ativação dos leitos do centro covid instalado no Hospital Universitário (HU), na zona sul de Macapá, e às medidas de isolamento social, sobretudo o lockdown.
O Estado prorrogou até o dia 30 de junho a quarentena (Decreto nº 1878) com a suspensão das atividades e eventos em todo o Amapá. Contudo, também estabeleceu critérios de segurança sanitária a serem regulados pelos municípios para a retomada gradual das atividades econômicas e sociais.
Leitos
Atualmente, o Governo do Amapá oferta 274 leitos, sendo 215 já ativos e 59 contingenciados para suporte de possível demanda de transferência de pacientes.
Os leitos pertencem às seguintes unidades:
Macapá: no Centro, Covid 1 oferta 22 leitos de UTI; na zona norte, o Covid 2 tem 10 leitos de UTI e 40 clínicos; Covid HU oferta 15 leitos de UTI, 23 clínicos, 8 da pediatria e 4 da ala indígena; unidade de triagem avançada no HE possui 9 leitos intensivos;
Santana: Covid 3 oferta 24 leitos de UTI e 20 clínicos;
Laranjal do Jari: UPA possui 6 de UTI e 13 clínicos;
Oiapoque: Hospital Estadual possui 3 leitos de estabilização e 10 de suporte clínico.