O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, abrirá oficialmente o Hospital Universitário de Macapá, nesta sexta-feira (5), para tratamento de pacientes com a covid-19. Ele chegará hoje (4) à noite a convite do presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM) que também virá.
O Bloco I do HU foi adaptado para ser um centro de covid, e foi aparelhado pelo Ministério da Saúde após pedidos do senador e do governador do Amapá, Waldez Góes (PDT).
Foram 280 novos equipamentos, entre monitores, respiradores mecânicos, bombas de infusão e oxímetros de pulso que já conseguem colocar em operação 82 dos 104 leitos previstos. Desse total, 30 serão leitos de UTI.
O ministro trará um grupo de profissionais que complementará os primeiros 131 dos 292 profissionais cedidos pelo Ministério da Saúde para operar o novo centro.
Uma parte chegou ontem, e a expectativa é de que o restante chegue até o fim do mês. Nos leitos clínicos irão trabalhar 20 médicos, 20 enfermeiros, 120 técnicos de enfermagem e 20 fisioterapeutas. Nos leitos de UTI serão outros 20 médicos e mais de 70 profissionais de enfermagem.
O Bloco I também já está abastecida com gases medicinais com dois tanques que atenderão todos os leitos. Além dos profissionais e aparelhos, o Ministério da Saúde também enviou EPIs completos e álcool em gel.
A abertura do HU está prevista para às 8h30min desta sexta-feira.