Reviravolta no caso do fiel assassinado a golpes de terçado

Dionielson Pantoja dos Santos (foto de capa) confessou o crime. Ele é sobrinho da vítima, Isaque Silva da Cruz, morto a terçadadas no último fim de semana, no bairro Congós, em Macapá.
Compartilhamentos

Por OLHO DE BOTO

O sobrinho do homem morto a golpes de terçado no bairro Congós, na zona sul de Macapá, durante o último fim de semana, se apresentou à Polícia Civil e confessou ser um dos autores do homicídio.

Dionielson Pantoja dos Santos, de 27 anos, contou ao delegado Cesar Ávila, da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa (Decipe), uma informação que pode causar reviravolta no caso: a vítima do homicídio, Isaque Silva da Cruz, de 37 anos, teria abusado sexualmente da sobrinha ao longo de cerca de 5 anos.

Isaque Silva da Cruz, de 37 anos, foi morto com dezenas de terçadadas. Fotos: Olho de Boto/SN

Suposta motivação

Segundo Dionielson, o tio se passava por religioso, mas respondia na Justiça por um homicídio e andava armado, o que intimidaria a família. No dia em que foi morto, uma bíblia e um óleo ungido foram encontrados na mochila que usava.

Isaque morava em Santana e havia ido passar alguns dias na casa de um irmão, antes de viajar para o Pará. Segundo Dionielson, a viagem seria, na verdade, uma fuga. Isaque estaria escapando de alguém no município vizinho a Macapá.

Descobrir os atos de violência cometido pelo tio contra a irmã, que tem 19 anos e sofreria os abusos desde os 14, foi o que o teria levado a perder o controle e ter tirado a vida do familiar. Dionielson contou ainda que a irmã tentou tirar a própria vida, se enforcando, cansada de ser violentada.

Cena do crime com o corpo de Isaque, brutalmente assassinado

O sobrinho de Isaque Cruz conversou com o Portal SelesNafes.com e relatou as circunstâncias que antecederam o homicídio.

“Hoje resolvi me apresentar. To aqui, fazendo meu papel de homem. Ele abusou sexualmente da minha irmã. Ocorreu há tempos e soube na sexta [dia 12, véspera do crime]. Vi ela chorando pra minha mãe, contando que aquele monstro ia embora. Ouvi na porta do quarto que ele abusou dela e foi isso”, afirmou o acusado.

Dionielson contou também que não imaginava o que ocorria com a irmã, apesar de saber que o tio era uma pessoa perigosa.

“Teve um dia que ele foi pro sítio e de noite ela [a irmã] tentou tirar a vida dela. No outro dia, ele voltou de lá”, disse.

Irmã confirmou versão de abuso do tio

De acordo com o delegado Cesar Ávila, a irmã de Dionielson também foi ouvida e confirmou que era abusada pelo tio desde os 14 anos. A jovem disse, também, que não denunciava Isaque porque era ameaçada de morte por ele.

O Samu foi acionado e confirmou o óbito de Isaque

“É uma verdadeira tragédia familiar. Pensávamos que era um religioso e que estava indo para o Pará (…). A vítima teria estuprado a própria sobrinha, irmã do assassino. Ele [Dionielson], ao descobrir tal situação, se revoltou. Ficou furioso e ao encontrar com a vítima descarregou sua raiva (…). As próprias imagens mostram que ele estava com muita raiva da vítima, pela quantidade de golpes”, disse o delegado. 

Outros envolvidos

Ávila declarou ainda que a Polícia Civil busca agora saber quem foram as outras duas ou três pessoas que ajudaram Dionielson a matar Isaque.

Delegado César Ávila: réu-confesso não cometeu o crime sozinho

“Ele não cometeu esse ato sozinho, há outros envolvidos. Vamos agora juntar os detalhes da história para que tudo seja confirmado”, informou.

Após prestar depoimento, Dionielson e a irmã foram liberados. A princípio, segundo o delegado, ele poderá responder ao homicídio do tio em liberdade.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!