Com a volta do rodízio de veículos em Macapá, as barreiras de trânsito continuam flagrando motoristas “desavisados” e até “teimosos” que insistem em circular com a numeração da placa incompatível com o dia.
Durante a manhã e tarde de quarta-feira, 17, a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá e Guarda Civil Municipal multaram 20 de 86 veículos abordados em uma barreira montada na Rodovia do Pacoval, no bairro Pantanal, zona norte da capital do Amapá.
O objetivo do rodízio é diminuir o fluxo de veículos e pessoas, para que não ocorram aglomerações e a proliferação da covid-19 na cidade.
Os veículos autuados não estavam em conformidade com a numeração final do dia, no caso, o número ímpar. O valor da multa é de R$ 130,16, para quem estiver circulando com numeração contrária do dia, que não seja exceção descrita no decreto ou sem justificativa comprovada.
Segundo a CTMac, motoristas que transportam passageiros por aplicativos devem obedecer ao rodízio de veículos. Conforme o decreto, apenas táxis, mototáxis e ônibus estão autorizados a transportar passageiros e a transitar livremente em qualquer dia da semana.
Os motoristas de aplicativo devem seguir a regra de dias pares, com as terminações 0, 2, 4, 6 e 8; e dias ímpares, placas com final 1, 3, 5, 7 e 9.