Testes de covid-19 de Oiapoque serão analisados na Guiana, confirma senador

Cooperação técnica deverá agilizar testagem e atende pedido do senador Randolfe Rodrigues. Município tem 560 casos do novo coronavírus. Foto: Secom/arquivo
Compartilhamentos

O Ministério da Saúde autorizou que os exames de covid-19 do município de Oiapoque, no norte do Amapá, sejam encaminhados para a Guiana Francesa para análise laboratorial. A informação foi confirmada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede), que havia feito a solicitação ao governo federal.  

De acordo com o parecer que garante a cooperação técnica, uma série de protocolos serão estabelecidos entre o Laboratório de Fronteira (Lafron) e o Instituto Pasteur.

A decisão que busca agilizar o resultado de exames na cidade era cobrada por autoridades. A prefeita Maria Orlanda fez o pedido em março ao ministério, mas não obteve resposta. 

Com autorização, amostras do municípios serão analisadas na G. Francesa. Foto: Secom/arquivo

Em maio, o senador Randolfe Rodrigues (REDE) chegou a protocolar ofício com o assunto ao MS e em abril participou de uma audiência com o ministro da saúde à época, Nelson Teich. 

“Pedi que fosse efetivada cooperação técnica de diagnóstico laboratorial com a Guiana Francesa, com a interveniência do ministério, para a realização de diagnósticos de covid-19 pelo método de RT-PCR”, explicou o senador.

Até o dia 6 de junho, o município de Oiapoque somou 560 casos confirmados de coronavírus, 455 casos suspeitos e 6 óbitos.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!