Baseado em um novo relatório epidemiológico que será apresentado pelo próprio governador do estado, Waldez Góes, no fim da tarde desta terça-feira (14), o Amapá vai prorrogar por mais 15 dias a quarentena contra a covid-19.
O decreto que contém as medidas de enfrentamento ao coronavírus deverá ser assinado pelo governante ainda hoje.
Tudo indica que as novas recomendações terão como foco principal o interior do estado, já que o relatório que será apresentado apontou uma migração do vírus para os municípios distantes da capital.
Segundo o estudo, o comportamento da doença aponta um platô da curva de transmissão em Macapá e Santana, e o avanço para os demais municípios.
Classificação
Ao estender a quarentena, Waldez seguirá orientação do parecer técnico do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp) em relação ao relatório epidemiológico, cujos dados foram avaliados até o dia 11 de julho.
No relatório, foi incluído um novo conceito onde é possível avaliar os riscos e orientar quais medidas devem ser adotadas em cada nível, considerando os cenários locais.
Trata-se de uma nova classificação de riscos, que avalia a capacidade de atendimento e o cenário epidemiológico e atribui uma pontuação para estes dois indicadores. A soma dos pontos resulta nos níveis de risco: verde (muito baixo), amarelo (baixo), laranja (moderado), vermelho (alto) e roxo (muito alto).
Para cada fase, foram descritas medidas de distanciamento que vão desde o social (medida mínima) até restrição máxima (medida máxima).