Covid ‘migra’ para o interior do estado, aponta relatório

O comportamento da doença, a partir de resultados de testes, aponta um platô em Macapá e Santana, e o avanço para os demais municípios. Quarentena pode ser prorrogada no estado.
Compartilhamentos

Parecer técnico do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp) – dispositivo do governo estadual que gerencia a crise do coronavírus no Amapá – aponta que a covid-19, antes concentrada na capital Macapá, está migrando para o interior do Estado.

O estudo foi divulgado nesta segunda-feira, 13, em videoconferência com prefeitos. O risco de agravamento do número de casos da doença nos municípios seria por conta das novas medidas de flexibilização adotadas, analisa o parecer-técnico.

Infográfico mostra a taxa de incidência nos municípios do Amapá. Info: Ascom/GEA

Os dados foram avaliados até o dia 11 de julho. O comportamento da doença aponta um platô em Macapá e Santana, e o avanço para os demais municípios.

As cidades de Pedra Branca do Amaparí, Serra do Navio, Cutias, Vitória do Jarí, Laranjal do Jarí, Oiapoque e Calçoene possuem incidência da doença por grupo de 1000 habitantes acima de 53, enquanto que a do Estado está em 36,98.

Estado

Apesar da interiorização, o mesmo relatório também mostra uma estabilização da doença no Estado como um todo. A taxa de incidência entrou em processo de estabilização, as notificações em declínio e a taxa de RT – que é a capacidade que uma pessoa tem de transmitir a doença para outra pessoa – está em 0,94, indicando uma diminuição de casos no Amapá.

Outro dado relevante é a taxa de ocupação de leitos, com redução até o dia 6 de julho. Atualmente apresenta uma estabilização em 36%, porém com possibilidade de crescimento devido aos casos que são encaminhados dos municípios para a capital, ocasionados pela interiorização da doença.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!