Por RODRIGO ÍNDIO
Mesmo com o recuo do inimigo, o coronavírus, heróis continuam perdendo a vida na guerra contra a covid-19 no Amapá. Na noite desta terça-feira (14), mais um profissional de saúde se foi: o enfermeiro Jairo Dornelles da Silva Sales não resistiu e morreu por complicações da doença. Ele estava internado em um hospital particular de Macapá.
Jairo tinha 34 anos, era enfermeiro e técnico em enfermagem. Atuou na linha de frente e ajudou a salvar a vida de quem sequer conhecia. Nas redes sociais, amigos e familiares fizeram homenagens ao se despedir virtualmente do enfermeiro.
Os colegas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), onde também trabalhou, descreveram Jairo Dornelles como um profissional de conduta exemplar.
O cortejo do corpo contou com a homenagem de colegas de trabalho em ambulâncias, local onde Dornelles ajudou a salvar centenas de vidas. VEJA:
O Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren-AP) se manifestou sobre a morte do profissional e enfatizou que ele “lutou até o fim e foi um verdadeiro guerreiro”.
Ao portal SelesNafes.com, o Coren-AP detalhou que seu observatório aponta 501 casos confirmados da covid-19 entre profissionais de enfermagem. Destes, 20 morreram.
“É a maior taxa de letalidade da enfermagem na Região Norte, de 4,58%”, ponderou a instituição.