Área do incêndio do Perpétuo Socorro vira lixeira com 300 toneladas de resíduos

A área está desocupada desde 2013, quando um grande incêndio queimou centenas de casas na região, localizada na zona leste de Macapá.
Compartilhamentos

Uma lixeira de grande porte foi formada após meses de descarte irregular de lixo doméstico, carcaças de eletroeletrônicos, madeira, garrafas plásticas e até caroços de açaí, na área onde aproximadamente 300 casas foram destruídas por um incêndio, em 2013, no Bairro Perpétuo Socorro, zona leste de Macapá.

O local está desabitado desde a data do fogo e esta é a segunda vez que Prefeitura de Macapá providencia a retiradas das toneladas de entulhos. Segundo a prefeitura, o despejo irregular é feito pela própria comunidade e moradores de outros bairros.

Até esta quarta-feira (29) equipes da Zeladoria Urbana haviam recolhido 100 toneladas de lixo. Fotos: Ascom/PMM

A limpeza começou esta semana e até esta quarta-feira (29) equipes da Zeladoria Urbana haviam recolhido 100 toneladas de lixo aproximadamente. O órgão estima que 300 toneladas ocupem o local, que só deve ser limpo por completo até a primeira quinzena de agosto.

A limpeza envolve retroescavadeiras, pá-carregadeira, de 3 a 4 caçambas e equipes de varrição, além dos custos aos cofres públicos, valores que poderiam ser investidos em outros segmentos em benefício à população.

Monitoramento

Nos próximos dias, as equipes de conscientização da Zeladoria Urbana visitarão o local para conversar com os moradores, comerciantes e empresários para um trabalho de conscientização.

O 6º Batalhão da PM ajudará no monitoramento da área para evitar que a população volte a sujar a área

O 6º Batalhão da PM, que é sediado no Bairro Perpétuo Socorro, também ajudará no monitoramento da área para evitar que a população volte a sujar a área. O descarte de lixo no local configura infração grave prevista na Lei Orgânica de Macapá, com multa de até R$ 1,5 mil.

Quem for descoberto cometendo a infração terá 48 horas para retirar o material do local. Denúncias podem ser feitas por WhatsApp, SMS ou ligação, pelo número 99147-1050.

Campo de futebol

A Prefeitura de Macapá estuda a possibilidade da implantação de um projeto social na área. A princípio, um campo de futebol será construído para atender à comunidade. A iniciativa tem como objetivo fazer com que os moradores mantenham o lugar limpo.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!