Uma lixeira de grande porte foi formada após meses de descarte irregular de lixo doméstico, carcaças de eletroeletrônicos, madeira, garrafas plásticas e até caroços de açaí, na área onde aproximadamente 300 casas foram destruídas por um incêndio, em 2013, no Bairro Perpétuo Socorro, zona leste de Macapá.
O local está desabitado desde a data do fogo e esta é a segunda vez que Prefeitura de Macapá providencia a retiradas das toneladas de entulhos. Segundo a prefeitura, o despejo irregular é feito pela própria comunidade e moradores de outros bairros.
A limpeza começou esta semana e até esta quarta-feira (29) equipes da Zeladoria Urbana haviam recolhido 100 toneladas de lixo aproximadamente. O órgão estima que 300 toneladas ocupem o local, que só deve ser limpo por completo até a primeira quinzena de agosto.
A limpeza envolve retroescavadeiras, pá-carregadeira, de 3 a 4 caçambas e equipes de varrição, além dos custos aos cofres públicos, valores que poderiam ser investidos em outros segmentos em benefício à população.
Monitoramento
Nos próximos dias, as equipes de conscientização da Zeladoria Urbana visitarão o local para conversar com os moradores, comerciantes e empresários para um trabalho de conscientização.
O 6º Batalhão da PM, que é sediado no Bairro Perpétuo Socorro, também ajudará no monitoramento da área para evitar que a população volte a sujar a área. O descarte de lixo no local configura infração grave prevista na Lei Orgânica de Macapá, com multa de até R$ 1,5 mil.
Quem for descoberto cometendo a infração terá 48 horas para retirar o material do local. Denúncias podem ser feitas por WhatsApp, SMS ou ligação, pelo número 99147-1050.
Campo de futebol
A Prefeitura de Macapá estuda a possibilidade da implantação de um projeto social na área. A princípio, um campo de futebol será construído para atender à comunidade. A iniciativa tem como objetivo fazer com que os moradores mantenham o lugar limpo.