Por RODRIGO ÍNDIO
“Homem que é homem deve oferecer segurança e estabilidade para sua família, mesmo que vença um dragão por dia”. Esse é o pensamento de Vinícius Brilhante Vasconcelos, que está com a esposa prestes a dar à luz. Ele luta contra o tempo para ter o que oferecer ao filho que está por chegar.
O problema é que o jovem de 21 anos está desempregado. Mesmo assim, todos os dias acorda com o canto do galo, reza e sai em busca de trabalho. Porém, só tem recebido “não” como resposta. Quando uma boa alma o encontra, oferece-lhe um bico para ele garantir a refeição do dia para a família.
Não bastasse o desemprego, a situação da casa onde mora, numa área de ressaca do Bairro Congós, na zona sul de Macapá, é deplorável. O banheiro está com o assoalho caindo e quando chove o telhado esburacado deixa cair água para dentro.
No casebre não tem ventilador e faz um calor insuportável. No fogão – emprestado – só funciona uma boca. A dispensa está vazia e a geladeira não funciona.
Relacionamento
Vinícius Brilhante veio da cidade de Breves, na Ilha do Marajó (PA), aos 5 anos de idade. Quando sua família foi embora, ele passou a ser criado pela mãe adotiva. Desde os 15 anos faz bicos para se manter. Aos 16 anos, iniciou o romance com Núbia Soares, que atualmente tem 26 anos e é sua esposa.
Com relacionamento veio a pequena Emilly Priscila, de 2 anos. Foi então que o casal, que é evangélico, conseguiu comprar uma casa na área alagada do Bairro Congós.
Em janeiro deste ano, Núbia passou por problemas de saúde e eles decidiram vender algumas coisas e ir para o município de Bagre, no interior do Pará, para tentar tratar da saúde da mulher.
O processo não deu certo e eles precisaram retornar para Macapá há cerca de dois meses. O caso se agrava mais ainda porque Núbia está grávida de 9 meses, e o bebê pode chegar a qualquer momento. Eles ainda não têm o enxoval. O parto está previsto para esse mês.
“Estamos só na fé de Deus. Penso mais nas coisas das crianças que também não têm, não esperava essa gravidez, mas Deus sabe o que faz. Vivemos um momento triste. Precisamos de ajuda, infelizmente estamos nos expondo assim porque não temos mais alternativa, no momento”, comentou Núbia.
De boa índole, o casal é muito querido na comunidade. Inclusive, uma pessoa que contratou os serviços de pintura de Vinícius e conhece sua realidade foi quem solicitou a reportagem.
“Infelizmente falta tudo, não podemos pisar que balança toda a casa podre. Dói quando minha filha pede o café, o pão e não posso dar, vivo em busca de emprego e fazendo bicos, mas não tá fácil. Eu posso trabalhar com qualquer coisa, me ajudem a oferecer dignidade pra minha família, por favor”, solicitou, emocionado, Vinícius.
Quem tiver interesse em ajudar a família com alimentos, produtos de higiene, fraldas, enxoval, madeiras, eletrodomésticos ou um emprego, pode entrar em contato com Vinícius Brilhante pelo número (96) 98142-5443 (Ligação/WhatsApp) ou ir até a Avenida Comandante Marapani (12ª Avenida), 1794, Bairro Congós.
Quem preferir fazer transferência bancária os dados serão repassados também por WhatsApp já que nenhum dos dois tem conta e nem recebe benefícios.