Com suspeita de leucemia, criança aguarda transferência para Belém

Manuele dos Santos Assunção, de 6 anos de idade, está internada no Hospital da Criança e do Adolescente, em Macapá.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

A menina Manuele dos Santos Assunção, de 6 anos de idade, está internada no Hospital da Criança e do Adolescente há pouco mais de dois meses com suspeita de ter leucemia, aguardando ser transferida para realizar seu tratamento em Belém (PA).

Enquanto isso não ocorre, Maria José dos Santos, de 40 anos, mãe da criança, tenta se controlar para não entrar em um desespero ainda maior.

A febre na criança é constante. Fotos: Arquivo Pessoal

Ela vê o quadro de saúde da filha se agravar enquanto que, efetivamente, não há um combate à enfermidade, à leucemia propriamente dita. Segundo ela, há apenas o controle de alguns dos sintomas que se manifestam.

A febre na criança é constante, assim como o aparecimento de manchas roxas pelo corpo e sangramentos pela boca. Manuele também perde peso porque não consegue se alimentar direito.

“Ela passou mal de sexta para sábado passados, vomitou, febre, que está constante, aí anteontem começou a sangrar a boca dela. Ela toma bolsa de sangue e plaquetas, que era pra ela ter tomado dois dias atrás, mas tomou hoje. Quando vão liberar esse leito para a minha filha? Ela está muito debilitada”, relatou, aflita, Maria José.

Menina sofre com o aparecimento de manchas roxas…

e de outras manchas…

… pelo corpo

A criança precisa, em primeiro lugar, da liberação de um leito no Hospital Octávio Lobo, em Belém. Segundo a mãe, a falta desse leito é o motivo da viagem não ter acontecido ainda.

Ao Portal SelesNafes.com, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que a paciente em questão está inscrita no Sistema de Regulação do Estado do Pará e aguarda liberação de leito no Hospital Otávio Lobo, que sinalizou disponibilidade no atendimento.

Segundo a Sesa, o hospital já fez contato com a Central de Regulação do Amapá solicitando informações sobre o caso, procedimentos necessários para a transferência assim que houver vaga em leito.

Manuele também perde peso porque não consegue se alimentar direito

Campanha solidária

Representantes da Organização Não Governamental (ONG) Carlos Daniel, que apoia crianças e familiares com câncer, está organizando uma campanha para ajudar mãe e filha a se manterem quando estiverem em Belém.

Maria José tem outros três filhos, mas já maiores de idade. Desempregada, ela vive de diárias de faxina e como tem passado o dia inteiro com a filha no hospital, não tem trabalhado.

As doações podem ser feitas na conta da mãe. Seguem os dados:

Caixa Econômica Federal

Maria José dos Santos Sá

Agência 0658

Operação 013

Conta Poupança 00030836-6

CPF: 697.714.562-53

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!