Por RODRIGO ÍNDIO
Uma pequena comissão representante de professores aprovados no concurso da educação de 2018 do município de Macapá realizaram um modesto protesto na manhã desta sexta-feira (10), em frente à prefeitura da capital.
A manifestação, apoiada pela executiva municipal do sindicato da categoria, tinha apenas seis pessoas e um carro som.
Eles reivindicam que o prefeito de Macapá, Clécio Luís, faça outra convocação do cadastro reserva do certame, que tem 495 professores na lista. A prefeitura já fez três chamadas do concurso.
“Somos professores aprovados e habilitados no concurso da educação do município de Macapá que ocorreu em 2018. Nós sabemos que tem carência, a prefeitura de Macapá não fazia concurso há 14 anos, chamou cerca de 530 professores, mas só assumiram 406, então tem vaga, queremos uma nova convocação, após o período de pandemia”, resumiu Alana Quaresma, representante da comissão.
Outra reivindicação é que o prefeito assine a prorrogação da validade do certame, que atualmente tem vigência até 21 de fevereiro de 2021. A prorrogação até 2023 já foi autorizada pelo legislativo municipal.
“Tem professores que saíram pela Transposição, outros que se aposentaram, outros faleceram, e tem muitos processos de aposentadoria em tramitação. Tem gente querendo entrar”, reforçou Quaresma.
A prefeitura afirmou que não foi solicitado nenhum pedido de reunião.