Por SELES NAFES
O último boletim divulgado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp), subordinado ao governo do Amapá, demonstra uma queda brusca no contágio da covid-19 em Macapá e nos demais municípios, mas a situação ainda requer cuidados. Segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), se a população relaxar é quase certo que ocorra a 2ª onda da doença.
De acordo com o último boletim, que refletiu resultados de exames represados de datas anteriores, Macapá registrou apenas 50 casos novos da doença, enquanto Santana aparece com 144 e Laranjal do Jari com 103.
O número de novos casos também caiu em todos os municípios, mas em Pedra Branca do Amapari, por exemplo, a redução foi menor. Veja:
16 em Mazagão
16 em Oiapoque
40 em Pedra Branca
7 em Porto Grande
2 em Serra do Navio
37 em Vitória do Jari
7 em Amapá
7 em Ferreira Gomes
6 em Calçoene.
(Boletim de 1 de julho)
As mortes também desaceleraram. Foram três óbitos ocorridos em 15 de maio, 18 de junho e 1º de julho.
No total, o Amapá tem 28.927 casos do novo coronavírus, sendo mais de 13 mil em Macapá. Santana (4.054), Laranjal do Jari (2.920) e Pedra Branca do Amapari (2.007) aparecem em seguida com mais de 2 mil casos, cada.
São 14.168 recuperados, e 420 óbitos. Hospitalizados são 122.
O superintendente de Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia, analisou esses dados. Segundo ele, Amapá atingiu o “platô” de casos ainda em maio, e a partir daí houve redução com tendência de estabilidade. Ouça.
Ele também falou sobre a possibilidade de uma 2ª onda, já registrada em vários países após a reabertura de empreendimentos e escolas, o que causou a reinfecção. Ouça.