Covid-19: Amapá atingiu “platô” e queda segue para estabilização de casos

Além da capital, outros municípios começam a registrar menos casos
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O último boletim divulgado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp), subordinado ao governo do Amapá, demonstra uma queda brusca no contágio da covid-19 em Macapá e nos demais municípios, mas a situação ainda requer cuidados. Segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), se a população relaxar é quase certo que ocorra a 2ª onda da doença.

De acordo com o último boletim, que refletiu resultados de exames represados de datas anteriores, Macapá registrou apenas 50 casos novos da doença, enquanto Santana aparece com 144 e Laranjal do Jari com 103.

Família em Pedra Branca com cesta de alimentos: 40 novos casos num dia. Foto: Luan Silva/Arquivo SN

O número de novos casos também caiu em todos os municípios, mas em Pedra Branca do Amapari, por exemplo, a redução foi menor. Veja:

16 em Mazagão

16 em Oiapoque

40 em Pedra Branca

7 em Porto Grande

2 em Serra do Navio

37 em Vitória do Jari

7 em Amapá

7 em Ferreira Gomes

6 em Calçoene.

(Boletim de 1 de julho)

As mortes também desaceleraram. Foram três óbitos ocorridos em 15 de maio, 18 de junho e 1º de julho.

No total, o Amapá tem 28.927 casos do novo coronavírus, sendo mais de 13 mil em Macapá. Santana (4.054), Laranjal do Jari (2.920) e Pedra Branca do Amapari (2.007) aparecem em seguida com mais de 2 mil casos, cada.

São 14.168 recuperados, e 420 óbitos. Hospitalizados são 122.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia, analisou esses dados. Segundo ele, Amapá atingiu o “platô” de casos ainda em maio, e a partir daí houve redução com tendência de estabilidade. Ouça.

Ele também falou sobre a possibilidade de uma 2ª onda, já registrada em vários países após a reabertura de empreendimentos e escolas, o que causou a reinfecção. Ouça.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!