Por SELES NAFES
O líder do Pros na Câmara dos Deputados, Acácio Favacho, condenou, nesta segunda-feira (20), a circulação nas redes sociais de uma fake news onde era afirmado que ele tinha votado contra o fim do auxílio-emergencial do governo, criado durante a pandemia. Ele lembrou que o auxílio foi prorrogado por unanimidade em votação na Câmara do projeto de lei 2801/2020.
O benefício foi estendido por mais dois meses, e o projeto foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no último dia 30 de junho.
“Publicações de cunho inverídico, mentiroso e falso que se propagam a respeito desse tema demonstram ações desesperadas de politicagem, através de atos criminosos que visam somente disseminar inverdades, de forma grosseira e com objetivo de causar pânico e desesperança aos que tanto necessitam desse recurso”, comentou o deputado.
Acácio disse que como líder do Pros na Câmara vem se posicionando favorável à manutenção do auxílio.
“Portanto, votei a favor do texto-base do PL 2801/2020, que estabelece a natureza alimentar do benefício emergencial. Atribuir a mim voto contrário à prorrogação do auxílio emergencial não é só notícia falsa e irresponsável como também é crime e deve ser tratado com os rigores que a lei exige. Não compartilhe fake news”.
Os deputados Luiz Carlos (PSDB) e Aline Gurgel (PRB), alvos de boatos e ataques semelhantes nas redes sociais, também divulgaram notas repudiando as falsas notícias.