Por SELES NAFES
O juiz federal Victor Oliveira de Queiroz, da Comarca de Oiapoque, deu prazo de 48 horas para que a União e o Governo do Amapá providenciem a transferência de uma idosa para Santana, ou para outro Centro de Covid. Ela está internada em estado grave no Hospital de Oiapoque, onde a família teme pelo pior.
Procurada, a Sesa informou que já regularizou o pagamento da empresa aérea, e que providenciará a remoção da paciente e de outros que também aguardam transferência.
O Estado montou quatro centros exclusivos para tratamento de pacientes com a covid-19. A Secretaria de Saúde do Amapá (Sesa) informou à família que há um leito reservado para a paciente no Centro 3, que fica na cidade de Santana.
“Contudo, a Sesa informou que não há previsão de mandar uma UTI aérea para a remoção por falta de pagamento da empresa”, comentou o advogado da família, Fabrício Paiva.
Jaci Maria dos Santos Sampaio, de 69 anos, está internada há cinco dias no Hospital de Oiapoque. Ela precisou ser intubada e está inconsciente.
“Assim, nota-se que o estado de saúde da autora é grave, demandando pronta intervenção judicial”, comentou o juiz ao deferir o pedido.