Sobreviventes da covid-19 em Pedra Branca do Amapari, cidade a 180 km de Macapá, começaram a passar por fisioterapia respiratória. O tratamento está sendo oferecido na rede municipal de saúde.
A fisioterapia está sendo oferecida aos pacientes que apresentam sequelas, como dor ou dificuldade para respirar. O tratamento atua tanto preventivamente, por meio da expansão pulmonar, quanto na cura e reabilitação, que é o foco da ação.
O tratamento gratuito está sendo oferecido pela Prefeitura de Pedra Branca do Amapari e executado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
As unidades de saúde ficarão responsáveis pelo agendamento e atendimento desses pacientes, conforme disponibilidade de dia e horário.
Há cerca um mês, o aposentado Eliziário Ferreira da Rocha, de 77 anos, foi vítima da Covid-19 e hoje é um dos pacientes em tratamento na UBS Sete Ilhas.
“Essa fisioterapia tem me ajudado muito. Hoje, me sinto bem melhor, não totalmente recuperado, mas já consigo andar e respirar sem dor”, contou.
Pedra Branca do Amapari tem confirmados 2.205 casos de covid-19. É o quarto município com a maior taxa de infecção. A prefeitura afirma que a taxa alta se deve à testagem em massa da população. Até agora foram registrados cinco óbitos.