Em Pedra Branca, sobreviventes com sequelas passam por fisioterapia respiratória

Compartilhamentos

Sobreviventes da covid-19 em Pedra Branca do Amapari, cidade a 180 km de Macapá, começaram a passar por fisioterapia respiratória. O tratamento está sendo oferecido na rede municipal de saúde.

A fisioterapia está sendo oferecida aos pacientes que apresentam sequelas, como dor ou dificuldade para respirar. O tratamento atua tanto preventivamente, por meio da expansão pulmonar, quanto na cura e reabilitação, que é o foco da ação.

O tratamento gratuito está sendo oferecido pela Prefeitura de Pedra Branca do Amapari e executado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

As unidades de saúde ficarão responsáveis pelo agendamento e atendimento desses pacientes, conforme disponibilidade de dia e horário.

Aposentado Eliziário já pode respirar sem dor. Foto: Luan Silva

Há cerca um mês, o aposentado Eliziário Ferreira da Rocha, de 77 anos, foi vítima da Covid-19 e hoje é um dos pacientes em tratamento na UBS Sete Ilhas.

“Essa fisioterapia tem me ajudado muito. Hoje, me sinto bem melhor, não totalmente recuperado, mas já consigo andar e respirar sem dor”, contou.

Pedra Branca do Amapari tem confirmados 2.205 casos de covid-19. É o quarto município com a maior taxa de infecção. A prefeitura afirma que a taxa alta se deve à testagem em massa da população. Até agora foram registrados cinco óbitos. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!